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Kantar Ibope Media

A Kantar IBOPE Media é líder de pesquisa de mídia na América Latina e, após a aquisição em 2015, faz parte da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia, fornecendo aos clientes informações importantes para a tomada de decisões sobre todos os aspectos da medição, monitoramento e planejamento de mídia.
Parte do grupo Kantar, a empresa fornece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia.

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Leitura rápida

IBOPE Media muda sua marca para Kantar IBOPE Media

Em outubro de 2015 foi apresentada ao mercado a Kantar IBOPE Media – uma soma do conhecimento e excelência tecnológica mundial da Kantar Media – presente em mais de 60 países – com os mais de 70 anos de experiência e tradição do IBOPE Media no mercado latino-americano.

Para garantir a posição de líder de pesquisa de mídia na região, a Kantar IBOPE Media reforçará o plano agressivo iniciado há mais de três anos – e acelerado após a aquisição – de investimentos em novas soluções, escalabilidade, acesso a tecnologias já consolidadas em mercados internacionais e foco na qualidade das entregas.

Neste sentido, desde 1º de agosto de 2015, o IBOPE Media conta com uma amostra de 6.060 domicílios – um aumento de 36% nos últimos três anos – em seu painel de medição de audiência de TV. Com essa ampliação, a empresa conta com mais de 17 mil pessoas e seus 11 mil televisores aferidos por meio do peoplemeter, representando o consumo de mais de 67 milhões de indivíduos (04+ c/ TV). E, para garantir uma amostra ainda mais abrangente e, ao mesmo tempo, fiel às particularidades regionais, o IBOPE Media também mede a audiência de TV em 120 mercados distribuídos por todo o Brasil, via entrevistas.
Em 2015, o IBOPE Media também passou a coletar a audiência dos visitantes dos domicílios que compõem a amostra de medição de audiência de televisão e, além disso, adicionou novas faixas etárias à pesquisa. Para o mercado de PayTV, especificamente, disponibilizou a abertura de dados para as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, o que possibilita analisar o perfil dos telespectadores do segmento em cada uma dessas localidades e compará-los com a média nacional. Ainda estão nos planos do IBOPE Media uma amostra nacional, na qual os dados de audiência representarão grande parte do território brasileiro e complementarão a medição regular já realizada.

Além da medição de audiência de vídeo linear, o IBOPE Media expandiu as plataformas e dispositivos aferidos para registrar o consumo dos meios em qualquer momento e lugar. Para isso, desde abril, passamos a reporta o Time Shift Viewing (TSV) – que consolida os resultados de audiência da programação gravada e assistida posteriormente à audiência já mensurada – nas 15 praças de medição regular.

O IBOPE Media lançou também, após muito investimento, o TDT Mobile – um sistema de medição que captura toda a audiência da televisão digital em aparelhos celulares e em tablets – fruto de uma parceria com a empresa japonesa Video Research. O Brasil foi, portanto, o primeiro país, depois do Japão, a contar com essa tecnologia. Ainda este ano, lançaremos também a medição de Streaming TV, que medirá a audiência do conteúdo de televisão assistido por meio de computadores.

Em 2015, O IBOPE Media também antecipou os investimento para o switch off do sinal analógico (com conclusão prevista para fim de 2018) e iniciou a troca de todos os peoplemeters da sua amostra para o modelo DIB 6 – única tecnologia no mundo auditada pela E&Y e validada pelo Media Rating Council (MRC) capaz de medir o padrão brasileiro de TV digital. Além disso, o meter possui ampla capacidade de coleta e reconhecimento de áudio, sendo capaz de medir qualquer sinal digital, garantindo desta forma a qualidade e abrangência na captação de dados antes, durante e depois do switch-off.

À frente em seu segmento, o IBOPE Media é a única empresa do mundo que conta com uma solução de reporte da audiência de TV em tempo real, minuto a minuto. A tecnologia, de desenvolvimento próprio, é tão exclusiva que a Kantar Media já estuda exportá-la para outros mercados de atuação da companhia.

O pioneirismo do IBOPE Media também foi determinante para a parceria exclusiva do IBOPE Media com o Twitter. Firmada em 2014, ela abrange o Brasil e demais países da América Latina e viabiliza um conjunto de soluções especializadas em medir a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital, o IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR). A iniciativa fornece ao mercado uma métrica padrão do alcance e do engajamento de telespectadores baseada em conversas relacionadas com a TV no Twitter.

Nenhuma empresa de pesquisa de mídia tem uma atuação mais globalizada do que o IBOPE Media e, ao mesmo tempo, o conhecimento e a vivência no mercado brasileiro. Posição que permitiu um sofisticado nível de governança nas decisões dos serviços e de todos os interesses dos nossos mais de 400 clientes.

Além disso, uma vez por ano, a auditoria da Ernst & Young atesta a qualidade do serviço, garantindo excelência e transparência para a sociedade. Realizada com independência, essa auditoria é contratada por uma parceria da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP-Redes) com as emissoras brasileiras de TV aberta, TV paga, agências e anunciantes, que atuam diretamente na fiscalização e ajudam a construir o serviço há mais de três décadas. Essa auditoria é baseada nos rígidos critérios estabelecidos pelo respeitado MRC – Media Rating Council, órgão que monitora os serviços de medição de audiência nos Estados Unidos (eletrônica e impressa) desde 1960.

Já no setor de monitoramento de investimento publicitário, acompanhamos a segmentação dos meios e a diversificação na alocação da verba publicitária e, por isso, trabalhamos constantemente na ampliação da cobertura da coleta de publicidade. Neste ano, lançamos o monitoramento de investimento publicitário nos sites de busca – como Google, Yahoo e Bing. Ao longo de 2014, trabalhamos em conjunto com o mercado para estabelecer critérios para incluir os buscadores na cobertura de investimento publicitário e, desde janeiro de 2015, já monitoramos essas informações – a partir da tecnologia da AdGooroo, empresa da Kantar Media.

Também em 2015, ampliamos a cobertura da publicidade de display, passando a coletar dados de 30 veículos na internet. Com essas inovações, passarmos a consolidar o investimento publicitário no meio digital, que será um somatório entre os dados de display e search. Ainda esse ano, o IBOPE Media também lançará o monitoramento merchandising de programação local.

Assim como na medição de audiência de TV, o desafio desligamento do sinal da TV analógica até 2018 também se aplica à fiscalização publicitária. Para isso, o IBOPE Media já realiza em algumas capitais a captura dos conteúdos em sinal digital e, até julho de 2016, antecipando-se ao cronograma do governo, fará a classificação de toda a grade de programação disponibilizada no sinal digital em 128 cidades do Brasil. Isso garantirá aos assinantes total controle e auditoria das exibições realizadas nesta via após o desligamento do sinal analógico.

E, com o objetivo de oferecer uma visão diferenciada das características comportamentais de grupos e perfis de indivíduos, lançamos para o mercado uma segmentação exclusiva de Clusters Predefinidos, a partir do Target Group Index, para sete importantes áreas de consumo – tecnologia, moda e beleza, mídias sociais, compras, finanças, automotivo e viagens –, disponibilizados em 39 clusters.

Presentes nos oito países da base Latam (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela), os clusters também já existem em mais de 20 países ao redor do mundo, tendo sido desenhados a partir da mesma metodologia desenvolvida juntamente com a Kantar Media.

Por fim, o IBOPE Media lançará ainda duas ferramentas de análise e medição este ano. Semelhante ao modelo utilizado no Target Group Ratings (TGR), que consolida os índices de audiência com os dados comportamentais do telespectador, o IBOPE Media combinará os dados dos usuários de internet com o Clickstream. A solução tem o objetivo de mapear os hábitos de navegação e as métricas regulares da web, como pageviews, tempo de acesso e visitantes únicos, e atrelar esse resultado a perfis demográficos e consumo de meios e produtos. O outro lançamento é o Mix de Meios, uma solução de planejamento multimídia com o propósito de auxiliar os profissionais a escolherem os meios em que devem alocar suas verbas publicitárias.

Pesquisas

TV Aberta

Os dados do Target Group Index, estudo da Kantar IBOPE Media, permitiram que o Instituto analisasse o perfil dos telespectadores de TV e a posse do meio por domicilio em 2014, nas regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio De Janeiro, Salvador, São Paulo, Interior de SP, Campinas, Interior de SP (exceto Campinas) e Interior do Sul e Sudeste. A análise considera a posse total, por classe social, gênero, idade e nível de escolaridade.

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Vídeo

A Kantar IBOPE Media apresenta os dados de audiência de TV – Share e audiência domiciliar – das principais emissoras de TV aberta e, além disso, o Instituto fez um TOP 5 dos programas de maior audiência nas redes de TV aberta, nos 15 mercados do Brasil, na Grande São Paulo, Grande Campinas, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Vitória, Distrito Federal, Grande Goiânia, Grande Salvador, Grande Fortaleza, Grande Recife, Grande Curitiba, Grande Florianópolis, Grande Porto Alegre, Grande Belém e Manaus. As análises foram feitas com base no software Media Workstation (MW).

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TV Paga

Dados do Target Group Index, estudo da Kantar IBOPE Media, permitiram a análise de quantas pessoas assistiram a TV paga nos últimos sete dias e também apresentou o perfil dos telespectadores do meio nas regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio De Janeiro, Salvador, São Paulo, Interior de SP, Campinas, Interior de SP (exceto Campinas) e Interior do Sul e Sudeste.

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Rádio

Com base no estudo Target Group Index, a Kantar IBOPE Media analisou o perfil dos ouvintes de rádio, além da posse do meio por domicilio em 2014, nas regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio De Janeiro, Salvador, São Paulo, Interior de SP, Campinas, Interior de SP (exceto Campinas) e Interior do Sul e Sudeste.

A análise considera a posse total, por classe social, gênero, idade e nível de escolaridade. Por fim, o estudo também considerou o tempo médio que os indivíduos consomem o meio rádio em trânsito.

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Jornal

Por meio do Target Group Index, a Kantar IBOPE Media analisou a quantidade de leitores recentes de jornal e seus perfis. Os dados são das regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio De Janeiro, Salvador, São Paulo, Interior de SP, Campinas, Interior de SP (exceto Campinas) e Interior do Sul e Sudeste.

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Revista

Por meio do estudo Target Group Index, a Kantar IBOPE Media apresentou o percentual de leitores de revista que leram, nos últimos sete dias, revistas mensais, quinzenais e semanais. A pesquisa apresenta dados de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio De Janeiro, Salvador, São Paulo, Interior de SP, Campinas, Interior de SP (exceto Campinas) e Interior do Sul e Sudeste.

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Mídia Exterior

Com base nos dados do Target Group Index, a Kantar IBOPE Media analisou a penetração de mídia exterior (nos últimos 7 dias) nas praças de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio De Janeiro, Salvador, São Paulo, Interior de SP, Campinas, Interior de SP (exceto Campinas) e Interior do Sul e Sudeste. Além disso, o Instituto apresentou as categorias e subcategorias consideradas para o meio.

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