imgDestaque-IVC

IVC

O IVC Brasil é uma entidade nacional sem fins lucrativos responsável pela auditoria multiplataforma de mídia. Seu objetivo é fornecer ao mercado dados isentos e detalhados sobre comunicação, incluindo tráfego web, tanto de desktops quanto de smartphones, tablets e aplicativos, bem como circulação e eventos. Para isso, conta com plataforma única que interliga números de diversas audiências às agências mais importantes de todo o País. A entidade é composta por representantes de anunciantes, agências de propaganda e editores.

Em 2015, o IVC, passou a se chamar Instituto Verificador de Comunicação, reflexo da auditoria de mídia multiplataforma, deixando de ser somente “Circulação”. Uma transição que vem acontecendo naturalmente desde 2009. Os novos nome e marca reforçam os atributos de verificação, com busca da verdade e transparência nos números, consolidando a reconhecida credibilidade de sempre como maior ativo do Instituto. O Instituto amplia o escopo de seus serviços, movimento estratégico alinhado às transformações do mercado e faz com que a atuação do Instituto ascenda a um patamar mais abrangente, por meio de inovações tecnológicas e adoção de novos serviços e métricas, expandindo as perspectivas do mercado para o uso de dados de audiência.

Uma das ferramentas principais nessa reformulação e instrumento de consulta para o mercado e que também passou por mudanças foi o site, desenvolvido com base nas necessidades de mercado. Um de seus pontos-chave é a plataforma Total View, que ganhou espaço com a nova configuração do site do IVC. Por ela, é possível levantar rapidamente a participação e relevância de cada meio de comunicação em diferentes mercados, por filtros, métricas, plataformas dos veículos (tablet, mobile, desktop ou impresso), segmentos de atuação, regiões geográficas, regiões metropolitanas, interior de Estados e período.

A estratégia do Instituto para crescer foi ampliar as opções de auditoria para o mercado. Uma das primeiras frentes abertas – resultado de solicitações dos associados – foi a auditoria de eventos, que desempenham papel importante na construção de marcas por meio do relacionamento, entrega de conteúdo e debate de ideias, cada vez mais utilizadas por publishers, veículos e entidades do segmento de comunicação.

Assim como as auditorias que o IVC tradicionalmente já realizada (jornais, revistas – impressas e digitais – e websites), todas as métricas terão as informações verificadas segmentadas. Essas ferramentas de mensuração são inovadoras e mostram o diferencial que o IVC coloca à disposição do mercado.

Cabe destacar também, apesar de não ser um lançamento, que o IVC desenvolveu internamente uma Tag própria para a auditoria de meios digitais. Trata-se de um código instalado nas páginas web para coletar dados sobre os acessos e o Instituto é o primeiro órgão de auditoria de mídia do mundo a criar esse recurso internamente. A novidade é um marco de inovação no setor ao eliminar a dependência dos arquivos de log, que reúnem os dados coletados pelas ferramentas de web analytics dos sites associados, fornecendo evidências independentes.

www.ivc.org.br

Leitura rápida

Meio Impresso

Por meio da auditoria de circulação paga, observamos no ano de 2014 uma estabilidade tanto no meio Jornal como no meio Revista. É importante observar no meio Jornal o crescimento das edições digitais.

grafico-jornalTotal

 

Em janeiro de 2014, cerca de 8,7% da circulação era devida às edições digitais. Em dezembro de 2014 essas edições digitais representavam 15,5%. Um crescimento de 78%.

Analisando os detalhes, verificamos que os jornais que declaram suas edições digitais, os maiores, representam entre 55% e 60% da circulação total auditada pelo IVC. Neste universo, as edições digitais cresceram de 15,5% para 25,6%. Um crescimento de 65%.

grafico-jornalDigital

 

Isso quer dizer que um em cada quatro jornais vendidos é entregue e lido em dispositivos digitais, computadores, tablets e smatphones. Os outros três são impressos em papel.

Websites

Na auditoria do tráfego de websites a tendência de crescimento de mobile se acentuou.
As pessoas passaram a visitar websites por meio de dispositivos móveis com maior intensidade.
Podemos observar isso em duas métricas: Páginas Vistas e Dispositivos (UB).

grafico-mobile

 

Em páginas vistas, o share de mobile subiu de 10% (uma em cada dez) em janeiro de 2014 para quase 30% (quase uma em cada três). Este crescimento foi de 158%.
Sabemos que os brasileiros possuem mais smartphones e, agora, que eles os usam para ver notícias na internet (web).

grafico-mobileUB

 

Observando os dispositivos (UB) usados para acessar os websites, percebemos que subui de pouco menos de 20% (um em cada cinco) para quase 50% (um em cada dois). Isso que dizer que o uso de dispositivos móveis está tão intenso quanto o uso de computadores.

É percebido também que em dispositivos móveis o número de páginas vistas, cinco por mês em média, é menor (metade) que o número de páginas vistas em computadores, dez por mês. Essas médias se mantiveram constantes ao longo do ano. É também importante notar o uso diferenciado dos dispositivos.

grafico-pageImpressions

 

Interessante observar que o tablet “acorda” mais cedo do que o smartphone e que o desktop só começa a ser importante a partir das 9h, quando as pessoas chegam no ambiente de trabalho. À noite, o smartphone e o tablet acompamham a primeira tela (TV). Isso permite estratégias diferentes para cada dispositivo em diferentes momentos do dia.

Pesquisas

Revista Controlada

São as publicações técnicas segmentadas, B2B e B2C. Podem estar relacionadas ao ambiente profissional, ou por afinidade social, com diversas periodicidades de publicação.

Faça download da pesquisa sobre Revista Controlada

Revista Paga

Categoria de revistas pagas que contempla tanto venda avulsa, quanto assinaturas, com periodicidade de publicação semanal, quinzenal, mensal, bimestral e outras.

Faça download da pesquisa sobre Revista Paga

Jornal

Categoria de Jornais pagos que contempla tanto venda avulsa, quanto assinaturas.

Faça download da pesquisa sobre Jornal

Web

Categoria Digital que audita a ferramenta de web analytics utilizada pelo web site na aferição de seus acessos, e agrega informações relevantes como geo-localização e horários de acesso ao site.

Faça download da pesquisa sobre Web